Foto: Felipe Dalla Valle (Arquivo)
Os números do pleito de 2018, buscados pelo colunista, apontam: foram, no primeiro turno, 149.064 votos válidos. Isto é, descontados os nulos, brancos e a abstenção – do total de 206.546 eleitores.
Com boa dose de intuição, ao lado da observação de números reais, contando com o aumento do eleitorado (hoje 208.727) e uma otimista previsão de queda da abstenção, não é impossível estimar que os votos válidos possam chegar a 150 mil em 2022.
Pois é exatamente atrás desse contingente que os candidatos ao Palácio Piratini vêm a Santa Maria nesta campanha. Aliás, número bastante semelhante aos, somados, votos disponíveis nos municípios do entorno da boca do monte, num raio de uma centena e pouco de quilômetros.
Assim é que, faltando três semanas exatas para o pleito, dos concorrentes melhor cotados, conforme as pesquisas de intenção de voto, apenas um ainda não esteve por aqui, desde que campanha se tornou oficial. Mas virá, com certeza, tanto que até a data já está marcada.
E mais, de todos os outros concorrentes tidos como mais competitivos, e que já estiveram na cidade, muito provavelmente voltarão – foi possível apurar junto aos comandos locais dos partidos. A seguir você tem um resumo desse périplo, como colocam os encarregados locais e/ou estaduais das candidaturas. Na ordem alfabética.
Edegar Pretto – candidato da Frente da Esperança, o petista esteve aqui na terça-feira, 6, e, além de prestigiar o regabofe de aniversário do candidato a deputado Valdeci Oliveira, teve agenda cheia de contatos e caminhadas, inclusive na periferia.
Eduardo Leite – o candidato do PSDB, na companhia de seu vice, Gabriel Souza, do MDB, esteve na cidade nesta quinta-feira, 8. Além das movimentações habituais com o público, a dobradinha prestigiou dois candidatos à Assembleia, com a inauguração de comitês: o tucano Admar Pozzobom e o emedebista Roberto Fantinel.
Luiz Carlos Heinze – representante do PP na disputa, o senador deverá voltar a Santa Maria. De todo modo, ainda que de maneira “relâmpago”, o senador esteve por aqui e prestigiou o Desfile da Pátria, na quarta-feira, 7, antes de se dirigir para Santiago e Alegrete, onde tinha compromissos eleitorais.
Onyx Lorenzoni – candidato do PL só apareceu na pré-campanha, mas os apoiadores do deputado e ex-ministro confirmam a vinda no dia 21, uma quarta-feira, e começam a montar a agenda de compromissos. Que já tem um confirmado: o jantar, por adesão, no CTG Sentinela da Querência.
Vicente Bogo – candidato do PSB vem pela primeira vez neste domingo. Mas, até o fechamento da coluna, a agenda de compromissos não era ainda conhecida.
Vieira da Cunha – de todos, o do PDT foi o candidato que teve a agenda mais extensa em Santa Maria, em 30 e 31 de agosto. Talvez seja por isso que, embora não se descarte, é o único sobre o qual ainda não se fala da possibilidade de retorno, antes de 2 de outubro.
Leia todos os Colunistas